Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Histórico
Início do conteúdo da página

Histórico

Síntese histórica do 4º Centro de Telemática de Área.

      O 4º Centro de Telemática de Área (4º CTA) teve a sua origem com a criação do Centro de Processamento de Dados Nº 5 (CPD/5), criado pelo Decreto 81.204, de 11 de janeiro de 1978, da Presidência da República. Instalado às margens do Rio Negro, no Quartel-General que abriga o Comando Militar da Amazônia, teve como seu primeiro chefe o Major do Quadro de Engenheiros Militares Luiz Carlos Scheid. Com o Decreto nº 88.501, de 12 de julho de 1983, o Centro de Processamento de Dados Nº 5 foi extinto, passando seus efetivos, carga e encargos para o recém criado Centro de Informática Nº 12 (C Infor/12).

     Os avanços tecnológicos impuseram a criação de elementos que pudessem integrar os meios de telecomunicações e os de informática no Exército Brasileiro, de forma a proporcionar ligações confiáveis e oportunas em nível estratégico. Dessa forma, em 14 de março de 1997, através da Portaria Ministerial nº 140, o Centro de Informática Nº 12 transformou-se no 4º Centro de Comunicações e Telemática de Área (4º CCTA), incorporando o pessoal e os materiais da então Seção do Serviço Rádio do Ministério do Exército da 12ª Região Militar (SSRMEx/12).

     Em dezembro de 1997, pelo Decreto nº 2.425, foi criada a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) integrando as atividades de Comunicações, Eletrônica e Informática a nível setorial. Em 13 de março de 1998, a Portaria Ministerial nº 131 alterou a denominação do 4º Centro de Comunicações e Telemática de Área para 4º Centro de Telemática de Área, subordinando-o ao Centro Integrado de Telemática do Exército (CITEx), situado em Brasília-DF.

     Tendo como um dos principais objetivos integrar as atividades do Sistema de Ciência e Tecnologia do Exército Brasileiro, em 19 de abril de 2005, pelo Decreto nº 5.426, foi criado o Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), em substituição à STI, passando a ser o Órgão de Direção Setorial (ODS) responsável tanto pelas atividades científicas e tecnológicas, como pelas atividades operacionais de comando e controle institucional.

     O 4º CTA, como órgão de execução do CITEx, passou a atuar no apoio de telemática às Organizações Militares na área da 12ª Região Militar, abrangendo os estados do Amazonas, Acre, Roraima e Rondônia, tendo como missão supervisionar, manter e operar os sistemas de Informática e de Comunicações de interesse do Sistema de Comando e Controle do Exército e do Comando Militar da Amazônia (CMA), bem como, participar, quando necessário, da interligação dos sistemas táticos e operacionais com os sistemas de nível mais elevado, no âmbito do CMA.

     As instalações deste Centro de Telemática de Área transcendem o espaço físico de Manaus, uma vez que se faz presente em toda a Amazônia Ocidental, possibilitando, assim, a superação das barreiras físicas desta Amazônia Brasileira no que se refere ao acesso e à inclusão digital desta região, dando continuidade aos ideais de integração deste solo, conforme os feitos dos nossos antepassados.

    O 4º CTA tem como visão de futuro, em seu planejamento estratégico, até 2025, ser capaz de prover todos os serviços de Tecnologia da Informação e Comunicações inseridos no catálogo de serviços do Sistema de Telemática do Exército e integrar todas as Organizações Militares do Comando Militar da Amazônia à Rede de Dados Corporativa do Exército (EBNet) de forma nativa, segura e resiliente, mantendo-se como o principal provedor de serviços de TIC desse Grande Comando.

registrado em:
Fim do conteúdo da página