Diplomação Turma Pioneira CPOS
Diplomação, Brevetação e Entrega do Facão da Turma Pioneira do CPOS
O Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) realizou, no dia 13 de novembro, as solenidades de Diplomação, de Brevetação e de Concessão do Facão do Combatente de Selva Ajuricaba para 22 Oficiais Superiores da Turma Pioneira do Curso de Planejamento de Operações na Selva (CPOS).
O CPOS foi realizado por militares do Comando Militar da Amazônia (CMA), Comando da 12ª Região Militar, Comando do 2° Grupamento de Engenharia, 4º Centro de Telemática de Área e por militares do CIGS.
O Curso tem o intuito de ampliar as qualificações dos oficiais superiores para executar atividades de Estado-Maior de Grandes Unidades e Grandes Comandos, no nível técnico tático (Brigada e Superiores), voltadas para o planejamento de operações militares em ambiente operacional amazônico e nivelar os conhecimentos de seus integrantes para o planejamento de operações e o exercício de suas funções operacionais.
Na cerimônia de Diplomação, foram entregues os diplomas aos militares que concluíram o curso e houve o descerramento da placa com o nome dos concluintes. Em seguida ocorreu a cerimônia de Brevetação que contou com a presença do Comandante Militar da Amazônia (CMA), General de Exército César Augusto NARDI de Souza; Comandante da 12ª Região Militar, General de Divisão Carlos Alberto MANSUR; Chefe do Estado-Maior do CMA, General de Brigada Édson Skora ROSTY; Chefe do Centro de Coordenações de Operações do CMA, General de Brigada Algacir Antônio POLSIN ; Comandante do 2º Grupamento de Engenharia, General de Brigada Marcus Vinicius Fontoura de MELO e do Comandante do CIGS, Coronel de Nilton de Figueiredo LAMPERT, que na oportunidade ressaltou a importância de termos um produto mais capaz de dar respostas às demandas sempre crescentes das operações na selva, principalmente no nível de planejamento.
Encerrando os atos solenes desse dia, foi realizada a Entrega de Facões do Combatente de Selva Ajuricaba aos concludentes do CPOS numa Cerimônia Mística na Ocara Mundurukus no CIGS.